terça-feira, 9 de junho de 2020

Crianças, adolescentes e idosos são mais vulneráveis



O Disque 100 é um serviço telefônico para denúncias de violação de direitos humanos vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Um relatório divulgado no início deste ano pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostrou que, em 2019, o serviço registrou 159.063 casos, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Uma rápida análise dos dados revela que o grupo mais afetado por violências como abuso sexual, agressões e abandono é o de Crianças e Adolescentes, 55% do total, com 86.837 denúncias. Logo em seguida está e o de Pessoas Idosas, 30% do total, com 48.446 denúncias. Ou seja, no ano passado, Crianças, Adolescentes e Pessoas Idosas representaram 85% de todas as denúncias reportadas ao Disque 100. Lavando-se em conta que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PENAD Contínua) de 2018 mostrou que crianças, adolescentes e pessoas idosas correspondem a 44% da população, conclui-se que estes grupos encontram-se em situação de maior vulnerabilidade no país.
Veja abaixo o que o Estatuto da Criança e do Adolescente e o do Idoso dizem sobre proteção a esses grupos:




O Relatório 2019 do Disque 100 está disponível on-line. Clique AQUI para acessá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Deu pra entender ou quer que eu desenhe?

A apresentação a seguir foi selecionada para a seção Mídias e educomunicação do 2º Simpósio Educação Ambiental e Transição para Sociedades S...