Biografia

FABIO SGROI – Designer, Ilustrador, Escritor e Professor, com 22 anos de experiência no mercado editorial nos segmentos de livros literários, paradidáticos e didáticos. Ministra cursos, oficinas e palestras para todos os segmentos em várias instituições de ensino.
Mestre formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (LP2 Gestão do Espaço Urbano). Sua pesquisa, intitulada Deu pra entender ou quer que eu desenhe? A pedagogia pela imagem como uma abordagem socioambiental da cidade, apresenta uma abordagem pedagógica transdisciplinar que une Desenho, Educação Ambiental e Planejamento Urbano Participativo como recurso curricular para a Educação Básica. Graduado em Design Gráfico e Pós-Graduado (Lato Sensu) em Criação Visual e Multimídia.
Ilustrou obras literárias importantes de escritores como Ruth Rocha, Walcyr Carrasco, Jonas Ribeiro, Tatiana Belinky, Caio Riter e Christine Nöstlinger, entre muitos outros. Foi finalista do prêmio Jabuti 2014 de melhor obra didática pelo livro Viagem por dentro do cérebro, criado em parceria com o psiquiatra Daniel Martins de Barros.
Como escritor publicou diversos livros paradidáticos voltados para as questões dos Direitos Humanos, entre os quais, Ser criança é – estatuto da criança e do adolescente para crianças, adotado pelo Governo Federal em 2013 e distribuído em escolas públicas e bibliotecas de todo o país.
Cria regularmente projetos gráficos de livros e materiais didáticos para diversas editoras, assim como histórias em quadrinhos e charges institucionais e educativas.
Como artista visual, dedica-se especialmente ao estudo das relações entre a palavra escrita e a representação por meio da imagem na construção da narrativa visual nos livros ilustrados e nas histórias em quadrinhos.
Como professor, possui ampla experiência ministrando cursos em diversas instituições como SENAC, Fundação Editora UNESP e na rede SESI. Também ministra oficinas, palestras e workshops de formação de professores por meio de instituições como FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ProLer e no Projeto Literatura Viva do SESI-SP.

Fotos






4 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Deu pra entender ou quer que eu desenhe?

A apresentação a seguir foi selecionada para a seção Mídias e educomunicação do 2º Simpósio Educação Ambiental e Transição para Sociedades S...