quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Deu pra entender ou quer que eu desenhe?

A apresentação a seguir foi selecionada para a seção Mídias e educomunicação do 2º Simpósio Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis - Municípios que educam para Sustentabilidade. O trabalho é parte integrante da minha dissertação de Mestrado, orientada pela Profa. Dra. Ana Paula Koury e defendida no final de 2019. Boa leitura.

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Deu pra entender ou quer que eu desenhe? A narrativa gráfica como processo de pesquisa e aprendizagem


Fabio Sgroi & Ana Paula Koury

Este trabalho apresenta as Folhas de Cultura Ambiental (FCA), um material gráfico que se propõe a ser um mapa visual de assuntos interconectados. As teorias e os conteúdos de cada um dos assuntos podem ser pesquisados pelos alunos nas fontes tradicionais (livros, revistas, sites etc), orientados pelos educadores. Assim, a função das FCA não é a de cumprir o papel de um livro didático, mas, antes, o de propor temas a serem pesquisados, de modo que os alunos construam seu conhecimento em vez de recebê-lo pronto (GADOTTI, 2014). Isto porque a ideia de um material didático contém a noção de massificação e uniformização das informações. As FCA ambicionam o oposto disto, ou seja, pretendem facilitar a contextualização dos conteúdos escolares às situações verificadas na localidade. É justamente por isso que utilizam narrativas gráficas (conf. EISNER, 1995; MCCLOUD, 1993), pois, desta forma, funcionam como uma ignição do processo de pesquisa e aprendizagem e não como seu condutor absoluto. Além disso, auxiliam professores e alunos a enxergar uma abordagem sistêmica nos temas propostos sem condicioná-los a seguir um determinado caminho, propondo uma problematização destes em relação ao meio ambiente local.


A comunicação por imagens impulsiona reflexões, críticas e debates, oferecendo uma visão distanciada e genérica dos objetos de aprendizagem, de modo a pautar seus estudos a partir dos problemas locais que os alunos observam no quotidiano (MORIN; TERENA, 2000). A lógica desta abordagem surge de uma apropriação da proposta educativa de Paulo Freire (1986; 1987; 1994; 2002; 2014), na qual busca-se a construção do conhecimento crítico a partir da discussão propiciada por imagens geradoras de debates (DE LYRA, 1996).

A visão sistêmica objetiva estimular o debate a partir de subjetividades, ambiguidades e até contradições pertinentes à comunicação visual, de modo a provocar o questionamento e a comparação entre o que é apresentado nas FCA e o que se verifica na realidade local. Tal abordagem busca abrir a discussão em vez de encaminha-la por uma determinada linha argumentativa, algo que, em nosso entendimento, poderia acabar por constituir uma tática de convencimento em vez de uma proposta de ressignificação crítica da realidade local.


A estratégia pedagógica das FCA estrutura-se da seguinte forma:

  • O material é composto por folhas avulsas.
  • Cada folha é chamada de Folha de Cultura Ambiental (FCA).
  • A comunicação nas FCA é construída por narrativas visuais.
  • O material contextualiza os aprendizados dentro da Agenda 2030 e de seus 17
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS).

As FCA são apresentadas com a seguinte configuração:
  • Cada FCA justifica-se como parte de uma abordagem sistêmica sobre um aspecto socioambiental.
  • Cada FCA traz um componente de aprendizagem que pode ser desenvolvido em uma, duas ou mais aulas, de acordo com a dinâmica das diretrizes pedagógicas e socioculturais de cada escola.
  • Cada componente de aprendizagem verificado em qualquer FCA pode, preferencialmente, ser desenvolvido por várias disciplinas simultaneamente. A intenção da proposta é que haja uma abordagem multidisciplinar ou transdisciplinar de cada componente.
  • A ideia é que cada FCA seja um indutor de discussões, de modo que cada turma sinta-se incentivada a eleger temas, objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas dentro do planejamento escolar.
  • As FCA podem ser acessadas ou baixadas a partir de um site criado especificamente para o projeto, ou, ainda, compiladas como kit impresso.

Para esta apresentação foram produzidas duas* FCA, para exemplificação:
  • Na primeira (Folha de Cultura Ambiental #01) é representada a complexidade ambiental envolvida em um planejamento para o desenvolvimento sustentável, tendo como parâmetro uma visão sistêmica dos 17 ODS.
  • A segunda (Folha de Cultura Ambiental #02) deriva da primeira e exemplifica um subsistema que parte do Objetivo 8, promover crescimento econômico, emprego e trabalho decente (ONU, 2015). Note que na primeira FCA o referido ODS 8 é representado pelo atendente servindo um hambúrguer dentro de uma lanchonete.
* Obs.: nesta postagem, acrescentei uma terceira FCA (#3), produzida posteriormente à defesa da dissertação. Assim como a FCA#2, ela também deriva do referido ODS 8.

Cada FCA contém:

  • No canto superior esquerdo: a identificação da FCA e um título referente ao tema desenvolvido na folha.
  • No canto superior direito: os ODS relativos ao sistema ou subsistema exemplificado.
  • No restante da folha: a narrativa gráfica.

Embora as FCA possam ser utilizadas dentro de qualquer tipo de abordagem pedagógica, seu uso pressupõe uma práxis orientada pelos seguintes procedimentos:
  • Primeiro, os educandos são incitados a debater situações socioambientais de sua localidade a partir da narrativa visual proposta pela FCA escolhida. O objetivo dos debates é coletar temas geradores de estudos a partir das experiências dos alunos em situações cotidianas em sua comunidade.
  • Definida uma situação a ser estudada, os alunos são motivados a explorar o entorno da escola, por meio de uma saída monitorada, a fim de verificá-la in loco e a indagar sobre possíveis intervenções.
  • A partir daí, os alunos iniciam o estudo da situação, seguindo normalmente o currículo escolar (como conteúdo das disciplinas pertinentes), integrado ao planejamento pedagógico da escola (BRASIL, 2018).

As FCAs podem ser acessadas e baixadas a partir das imagens abaixo.







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